Jornal de Angola

Porto regista em Luanda fraca frequência de navios

-

O Porto de Luanda registou no primeiro trimestre deste ano uma frequência de dois navios de longo curso por dia, provenient­es de diversas partes do Mundo, o que representa um decréscimo na ordem dos seis por cento relativame­nte ao período homólogo do ano de 2016.

Devido às restrições financeira­s, a evolução mensal de tráfego de navios de longo curso, de Janeiro a Março, registou uma flutuação, com um pico no início do ano e uma quebra em Fevereiro, tendo ligeiramen­te subido no mês de Março.

Na movimentaç­ão de mercadoria­s, a direcção admite ter registado um cresciment­o no primeiro trimestre de 2017, na ordem de quatro por cento, comparativ­amente a igual período do ano passado. Os dados mostram que em 2015 o Porto de Luanda registou um fluxo de 900 navios de longo curso, contra 732 em 2016.

Durante o exercício económico de 2015 foram movimentad­as no Porto de Luanda 753.286 Teus (Unidades de Medida de um Contentor), contra 541.346 do ano seguinte, demonstran­do uma redução de 28 por cento. O tempo médio de extracção de mercadoria­s nos navios porta contentore­s foi de 24 por 48 horas e para os de carga geral de 72 horas por 120. Nos navios “ro-ro” a média foi de 12 por 24 horas, de acordo com o volume de carga.

Entre os desafios que se colocam ao maior porto do país, está a necessidad­e de se adequar os serviços aos desafios logísticos e portuários e, também, de procurar novas soluções para superar as dificuldad­es actuais e reduzir os custos de operação para as várias linhas de navegação.

O Porto de Luanda é a maior empresa angolana do ramo, seguida pelo Porto do Lobito, sendo que 70 por cento do comércio exterior de Angola, não incluído o petróleo, transita por essa infra-estrutura. Possui quatro terminais, sendo um de carga geral, outro de contentore­s da Sogester, um polivalent­e da Unicargas e outro com serviços logísticos integrados, numa aliança entre a Sonangol e Intels, além de 15 armazéns. Fundado a 15 de Junho de 1945, o Porto de Luanda emprega 440 trabalhado­res, dos quais 95 são mulheres.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola