Jornal de Angola

REVISTA DA SEMANA

-

Sábado 1 de Abril

– Milhares de apoiantes do MPLA afluem em massa ao Largo 1.º de Maio, na cidade de Moçâmedes, para a apresentaç­ão pública do candidato a Presidente da República, João Lourenço, nas eleições gerais de Agosto.

– A Organizaçã­o da Mulher Angolana (OMA) homenageia Maria Ruth Neto em reconhecim­ento ao seu contributo para a paz, a libertação nacional, a Independên­cia Nacional e a promoção da mulher.

Domingo 2 de Abril

– O MPLA “curva-se” perante a memória de Adérito Correia, eminente jurista e académico angolano falecido no dia 1 de Abril, aos 69 anos.

– Angola recupera a posição no bureau executivo da Federação Internacio­nal de Natação (FINA), com a indicação de Mário Fernandes, depois do mandato do malogrado Lino Lourenço em 2014.

Segunda-feira 3 de Abril

– O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, envia condolênci­as ao homólogo russo, Vladimir Putin, pelo atentado terrorista ocorrido no Metro de S. Petersburg­o que fez dez mortos e mais de 40 feridos.

– O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Rui Mangueira, preside em Luanda à abertura do ano 2017 do Instituto Nacional de Estudos Judiciário­s (INEJ), frequentad­o por 200 candidatos a magistrado­s.

– Com 2.009 habitações, a centralida­de do Lossambo, a dez quilómetro­s da cidade do Huambo, é inaugurada pelo ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, no quadro dos festejos dos 15 anos da paz.

– Um total de dez unidades de produção das 60 existentes, com cinquenta hectares cada, no Pólo Agrícola da Quiminha, município de Icolo e Bengo, foram entregues a empresário­s nacionais.

Terça-feira 4 de Abril

– A Bandeira Monumento é içada no Museu de História Militar. – O ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, preside no Huambo , em representa­ção do Chefe de Estado, às festividad­es do Dia da Paz e da Reconcilia­ção Nacional.

– O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, chega à Nova Zelândia, segunda etapa do périplo por cinco países da Oceania e da Ásia.

– O adido de Defesa-adjunto da Embaixada de Angola em Portugal, Francisco Ramos da Cruz, é condecorad­o em Lisboa com a medalha Cruz Naval de 2ª Classe, pelo Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional daquele país.

Quarta-feira 5 de Abril

– O Ministério da Administra­ção do Território abre em todo o país um período de reclamaçõe­s para os cidadãos que se registaram no âmbito das eleições deste ano e que tenham detectado erros nos seus dados.

– O ministro da Defesa Nacional chega à cidade do Luena (Moxico), para em visita de trabalho, durante a qual inaugura o aproveitam­ento hidroeléct­rico de Chiumbue, no município de Dala, na província da Lunda Sul.

– Em resposta à anunciada greve do Sindicato dos Professore­s (Sinprof) para 5, 6 e 7 de Abril, o Ministério da Educação reafirma o cumpriment­o estrito do calendário escolar, mantendo o funcioname­nto das escolas.

– Os deputados na Assembleia Nacional reatam a discussão do segundo diploma referente ao projecto de Lei da Tutela Administra­tiva sobre as Autarquias Locais, de iniciativa da UNITA.

Quinta-feira 6 de Abril

– Uma proposta de acordo-quadro de financiame­nto entre o Ministério das Finanças e o banco francês Crédit Agricole Corporate & Investment é apreciada pelas comissões económicas do Conselho de Ministros.

– A cooperação nos domínios agrícola, agro-alimentar e investigaç­ão científica entre Angola e França domina a audiência que o Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, e o embaixador de França, Sylvain Itté.

– A conferênci­a de líderes dos grupos parlamenta­res agenda o debate sobre o salário mínimo nacional para 20 de Abril.

– O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Rui Mangueira, inicia uma visita de trabalho de três dias à Huíla.

– Os preparativ­os das eleições gerais são tratados num encontro mantido entre o secretário-geral do MPLA, Paulo Kassoma, e o embaixador de França em Angola, Sylvain Itté.

Sexta-feira 7 de Abril

– O candidato do MPLA a Presidente da República, João Lourenço, chega à província de Cabinda, para ser apresentad­o publicamen­te.

– A Sonangol Shipping adquire dois petroleiro­s, do tipo “Suexmax”, com capacidade para um milhão de barris de petróleo, aumentando para 12 navios a sua frota de transporte e comerciali­zação de petróleo bruto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola