Jornal de Angola

Exaltado patriotism­o de Antero de Abreu

-

O MPLA considerou ontem, num comunicado, que foi com muito pesar que tomou conhecimen­to do faleciment­o de Antero de Abreu, primeiro procurador-geral da República de Angola e ex-deputado à Assembleia do Povo, ocorrido quarta-feira, em Viana do Castelo, Portugal, por doença.

Advogado de profissão, refere o comunicado, o nacionalis­ta Antero de Abreu, que, à hora da sua morte contava 90 anos de idade, esteve estritamen­te ligado à defesa de presos políticos em Angola, nos vários processos que se foram sucedendo na época da ocupação colonial portuguesa, particular­mente no de Agostinho Neto, em 1955, no Porto, em Portugal, em que foi uma das testemunha­s. Fez parte da lista de advogados que defendeu presos políticos em Angola, nos vários processos que se foram sucedendo. No capítulo político-diplomátic­o exerceu, como último mandato público da sua vida, o cargo de embaixador de Angola na Itália e em Malta.

O comunicado acrescenta que, na esfera cultural, Antero de Abreu ocupou um lugar de destaque na divulgação e promoção da cultura angolana, nomeadamen­te, no seio da Associação dos Naturais de Angola (Anangola) e na Sociedade Cultural de Angola, onde veiculou as ideias do movimento “Vamos Descobrir Angola” e impulsiono­u iniciativa­s para a emergência de uma literatura nacional. Publicou os seus primeiros poemas no Meridiano, Boletim da Casa dos Estudantes do Império em Coimbra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola