Jornal de Angola

Diplomatas acertam posições sobre a estabilida­de em África

EMBAIXADOR­ES DE ANGOLA E FRANÇA

-

Os embaixador­es de Angola e da França na República Democrátic­a do Congo (RDC), Pedro Mavunza e Bertrand Cochery, avaliaram o papel de Angola na resolução de conflitos no continente e as relações de cooperação entre ambos os países.

No encontro que decorreu na sexta-feira nas instalaçõe­s da Embaixada de Angola, em Kinshasa, os dois diplomatas discutiram a situação na região dos Grandes Lagos. Pedro Mavunza explicou ao homólogo que Angola privilegia a prevenção e a resolução de conflitos para manter a paz e a segurança internacio­nal, especialme­nte em África, assolada por inúmeras crises políticas.

“As eleições pacíficas realizadas na RCA, a reconcilia­ção nacional no Sudão do Sul, assim como o trabalho para a promoção do diálogo inclusivo entre as partes no Burundi são sinais visíveis para a estabilida­de e paz na região, rumo ao desenvolvi­mento da região”, disse o diplomata angolano. Quanto à situação na República Democrátic­a do Congo, Pedro Mavunza lembrou os apelos do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, que preside a Conferênci­a Internacio­nal sobre a Região dos Grandes Lagos, para o diálogo articulado com as Nações Unidas e União Africana. Bertrand Cochery disse que o seu país apoia os esforços do Presidente José Eduardo dos Santos para a resolução do conflito armado no leste da República Democrátic­a do Congo e defendeu continuida­de na concertaçã­o política sobre questões de interesse do continente africano.

O diplomata francês referiu também que o seu país tem uma política cultural, económica e histórica muito forte em África, tendo em atenção o número consideráv­el de quadros e profission­ais africanos que receberam formação nas escolas francesas.

Em Angola, a França tem uma participaç­ão activa no sector petrolífer­o, com a Total, um dos principais parceiros da Sonangol, além de outros investimen­tos em sectores como a agro-indústria, prestação de serviços e ensino.

Os dois diplomatas qualificar­am o encontro como essencial para o reforço das relações entre os países, destacando que as relações políticas entre Angola e França são excelentes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola