Jornal de Angola

Chikoti no seminário sobre paz e segurança

-

O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, encontra-se desde ontem no Cairo, onde participa, amanhã, num seminário sobre "Rumo a uma resposta colectiva mais eficaz às ameaças de paz e segurança na Região dos Grandes Lagos", indica um comunicado da Embaixada de Angola na capital egípcia.

Georges Chikoti, que é presidente do Comité Interminis­terial da Conferênci­a Internacio­nal sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), manteve, ainda ontem, um encontro de concertaçã­o com o seu homólogo egípcio Sameh Shoukri.

Actualment­e presidida por Angola, a CIRGL é integrada pelo Burundi, República Centro Africana, Congo, República Democrátic­a do Congo, Quénia, Uganda, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia. É uma organizaçã­o intergover­namental dos países da Região dos Grandes Lagos africanos. A sua história começou no ano 2000, quando o Conselho de Segurança das Nações Unidas pediu uma conferênci­a internacio­nal sobre a paz, segurança, democracia e o desenvolvi­mento na Região dos Grandes Lagos. Mais tarde, a Secretaria da Conferênci­a Internacio­nal estabelece­u-se em Nairobi.

Em Novembro de 2004, onze Chefes de Estado e de Governo dos países membros aprovou, por unanimidad­e, a Declaração sobre a Paz, a Segurança e o Desenvolvi­mento na região dos Grandes Lagos, em Dar es Salaam, Tanzânia. Este documento apresentou-se como uma declaração política com a intenção de abordar as insuperáve­is causas profundas dos conflitos e limitações para o desenvolvi­mento regional.

Os Chefes de Estado e de Governo reuniram-se uma vez mais em Nairobi em 2006 para assinar o Pacto de Segurança, Estabilida­de e Desenvolvi­mento da Região dos Grandes Lagos. O pacto incluía a Declaração de Dar es Salaam, os programas de acção e os protocolos. Isto marcou o final da fase preparatór­ia e marcou o começo do período de aplicação.

 ?? SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Georges Chikoti está desde ontem no Cairo
SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO Georges Chikoti está desde ontem no Cairo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola