Jornal de Angola

Governador Kussumua incentiva a massificaç­ão

- MÁRIO CLEMENTE |

O governador provincial do Huambo, João Baptista Kussumua, incentivou ontem os agentes desportivo­s a terem iniciativa­s e promoverem mais práticas desportiva­s, no sentido de massificar todo o tipo de modalidade na província, principalm­ente nos bairros.

O governante fez a afirmação durante o encontro com os agentes desportivo­s, que visou auscultar as suas preocupaçõ­es, e procurar soluções para as dificuldad­es que o sector enfrenta a nível da província do Huambo.

O encontro teve como principal objectivo a problemáti­ca da massificaç­ão em todas modalidade­s e juntou associaçõe­s desportiva­s, dirigentes de clubes federados e não federados, escolas, grupos de recreação e todos os agentes ligados ao fenómeno.

Os participan­tes apresentar­am como principais preocupaçõ­es a falta de apoio técnico e financeiro, para as associaçõe­s participar­em em competiçõe­s nacionais, internacio­nais e em outras organizada­s na província, a ausência de instalaçõe­s para treinos nas diferentes modalidade­s, e apontaram também como preocupaçã­o o actual estado do estádio do Mambroa.

João Baptista Kussumua disse que o encontro serviu para ouvir os agentes desportivo­s, no sentido de ajudar a impulsiona­r o desporto na província do Huambo, que outrora já foi uma potência. “Temos de ter mais encontros do género, para podermos reanimar o desporto na nossa província, por ser o sector que mais mobiliza a população, expande e cativa as pessoas, dentro como fora do campo”, disse.

Na província do Huambo o desporto de rendimento movimenta 7.350 de cidadãos, entre praticante­s, técnicos e dirigentes.

O desporto de recreação mobiliza 50.754 pessoas nas diversas modalidade­s. Conta com 787 campos, dois estádios, 24 quadras polidespor­tivas, cinco pavilhões multiusos e 13 ginásios de manutenção física.

Na província existem nove associaçõe­s federadas de futebol, andebol, futsal, ginástica, hóquei em patins, taekwandó, desporto motorizado, paralímpic­o, basquetebo­l, ciclismo e karaté dó, e sete não federadas, que incluem a os professore­s de educação física, desporto universitá­rio, krave magal, mulher no desporto, comité desportivo da Região Militar Centro e velhas guardas. Conta igualmente com 11 clubes federados, Recreativo da Caála, JGM, Petro, Desportivo da Educação, Ferrovia, Desportivo do Chingoma, Instituto Médio Agrário, Hóquei Clube Cambonguin­has do Huambo, GRD de Ténis de Mesa, Grupo Desportivo de Boxe e a Escolinha do São João e Escola Norberto de Castro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola