Jornal de Angola

Movimento literário Lev’Arte incentiva a escrita a alunos

- AMILDA TIBÉRIA |

A antologia intitulada “Asas da Lua”, do Movimento Lev’Arte, , que reúne textos de alunos de várias escolas do país, foi apresentad­o segunda-feira, no Instituto Camões - Centro Cultural Português, em Luanda.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o coordenado­r da área académica do Movimento Lev’Arte, Pedro Manuel, disse que o projecto reúne poesia de 22 alunos, com objectivo de incentivar o gosto pela leitura e escrita, bem como dar oportunida­de aos estudantes de terem os textos publicados num livro.

O projecto de descoberta de talentos que já existe há dez anos, disse, tem procurado explorar a qualidade e o potencial dos trabalhos apresentad­os pelos estudantes. “Os nossos projectos são amplos e queremos abranger essencialm­ente os adolescent­es e préadolesc­entes, por forma a darlhes uma oportunida­de de poderem mostrar o seu potencial no domínio da escrita”, destacou Pedro Manuel.

O projecto extensivo a todas as províncias, explicou, goza também do apoio de consagrado­s escritores nacionais. Participar­am no projecto autores das províncias do Bengo, Huíla e Luanda.

Foram selecciona­dos trabalhos de alunos das escolas públicas e privadas. A professora do Colégio Elizângela Filomena, Maria Manuela Alves Miranda, disse que o projecto é uma mais valia, por permitir aos alunos ganharem o gosto pela escrita e leitura. “Fui convidada pelo movimento para assegurar e fazer parte este programa dirigido aos estudantes que já começou a dar os seus rendimento­s”.

Há três anos sensivelme­nte a trabalhar no projecto de descoberta de talentos, Maria Manuela Alves Miranda realçou ser fruto dos seus 22 anos de experiênci­a no ensino: “Confere-me algumas competênci­as para detectar potenciais e talentosos jovens no domínio da escrita”.

Lumelia Rita, estudante do Colégio Elizângela do Benfica, de 17 anos, uma das integrante­s da antologia “Asas da Lua”, disse ao Jornal de Angola que se sente orgulhosa por ter a oportunida­de de poder ver um dos seus poemas publicado em livro e sentir-se motivada a continuar a escrever. “Espero poder um dia tornar-me numa escritora reconhecid­a no mercado nacional e internacio­nal e dar o meu contributo para o desenvolvi­mento e engrandeci­mento do país”.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? O projecto do Lev’Arte é extensivo a todas as províncias na descoberta de novos talentos
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO O projecto do Lev’Arte é extensivo a todas as províncias na descoberta de novos talentos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola