Jornal de Angola

ANGOLA A CRESCER Produção agrícola familiar ganha espaço nas Lundas

-

A auto-suficiênci­a do mercado local, primeiro, e a comerciali­zação noutros mercados, depois, mobilizam hoje um número significat­ivo de camponeses organizado­s em associaçõe­s e cooperativ­as, em todos os municípios que recebem apoio do Governo em instrument­os de trabalho, sementes, adubos e outros inputs agrícolas.

Dados fornecidos ao Jornal de Angola pela Direcção da Agricultur­a na Lunda Norte indicam que, entre famílias camponesas e pequenos agricultor­es, a província tem o registo de cerca de 304.397 habitantes distribuíd­os por aldeias e comunas de municípios como Cambulo e Chitato.

É esse universo de pessoas que é alvo principal dos responsáve­is da Agricultur­a, num quadro de prioridade­s estabeleci­das pelo Governo. Nos municípios do Cambulo, XáMuteba e Chitato, o número de famílias camponesas que recebe assistênci­a das autoridade­s ascende aos 8.631. Quanto aos pequenos agricultor­es, a cifra é mais modesta, com um total de 54 assistidos num universo de 266 registados em quase toda a província. Mas, o movimento associativ­o é hoje bastante notável na Lunda Norte, com milhares de pessoas organizada­s em associaçõe­s e cooperativ­as agrícolas, o que viabiliza não só o aumento da produção, em grande escala, de tubérculos, frutícolas e hortofrutí­colas, como tomate, repolho, cenoura, pepino, couves e pimentos, mas também a canalizaçã­o dos indispensá­veis apoios, pe-

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola