Jornal de Angola

Embarcação está preparada

- ARMINDO PEREIRA |

O veleiro Mussulo 40 do Team Angola Cables está a caminho da África do Sul, após uma temporada de treinos em águas do litoral do Brasil, Caribe e Uruguai, tendo em vista a próxima edição da maior regata transatlân­tica, denominada “Cape to Rio”, com início a 1 de Janeiro próximo.

O Classe 40, a competir na categoria “Duble Hands”, conta com o apoio da empresa de telecomuni­cações Angola Cables, e chega à África do Sul para realizar os últimos acertos e montar estratégia­s visando a prova que se espera muito competitiv­a. Disputada entre a Cidade de Cabo e o Rio de Janeiro, a regata vai decorrer entre 18 a 20 dias, cerca de 3.500 milhas.

A tripulação composta pela dupla José Pereira Caldas, angolano, e o brasileiro Leonardo Chicourel difiniu os lugares mais altos do pódio como meta a atingir. A embacação partiu na semana passada de Guarujá, estado brasileiro de São Paulo.

“Como estratégia para reforçar a chegada da Angola Cables ao Brasil, decidimos ampliar o nosso investimen­to no segmento náutico. Mantivemos o apoio ao Mussulo III e passámos a patrocinar também o Mussulo 40. A nossa expectativ­a é alta e acredito que temos plenas condições de fazer uma boa regata, chegando entre os primeiros ao Rio de Janeiro”, afirmou António Nunes, presidente do Conselho de Administra­ção da Angola Cables.

Por sua vez, o capitão José Pereira Caldas revelou que foi reforçada a rotina de preparação com novas técnicas de navegação: “Cuidámos da manutenção, bem como dos ajustes do Mussulo 40, incluindo troca das velas, balão, mastro, computador de bordo, mudança no visual, parte eléctrica e de equipament­os de navegação e segurança. O barco está pronto e bem preparado para competir a alto nível.”

A Angola Cables é uma empresa de telecomuni­cações fundada em 2009. Dedica-se à comerciali­zação de capacidade em circuitos internacio­nais de voz e dados por cabos submarinos de fibra óptica. O mais recente projecto da empresa é a construção de um cabo que vai ligar Angola e o Brasil até 2018, o SACS “South Atlantic Cables System”, e o Monet, sistema de cabos que deve ligará o Brasil aos Estados Unidos.

Em Angola, entre outras acções, a empresa apoia dois velejadore­s do Clube Náutico de Luanda, que participar­am recentemen­te no Campeonato Africano de Vela, em Optimist, realizado em Luanda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola