Jornal de Angola

Acordo para travar dupla tributação

-

O ministro das Finanças, Archer Mangueira, admite o interesse num acordo entre os Governos de Angola e de Portugal para terminar com a dupla tributação, problema há muito identifica­do por empresário­s dos dois países.

Archer Mangueira, que recebeu ontem em audiência a secretária de Estado dos Negócios Estrangeir­os e da Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro, admitiu a vontade de Angola de dar celeridade a esse processo.

“Portugal tem connosco uma cooperação estratégic­a e teríamos todo o interesse em dar continuida­de a esse processo”, disse o ministro, após reunir-se com a governante portuguesa, que hoje cumpre o terceiro e último dia de visita oficial a Angola.

Archer Mangueira recordou que Angola está a negociar com outros países acordos semelhante­s. “Mas há várias partes envolvidas, como sabe, não só o Ministério das Finanças. Temos estado a avaliar a adopção desse mecanismo [fim da dupla tributação, com Portugal], que de resto já foi adoptado com outros países com que temos cooperação estratégic­a”, explicou.

Numa conferênci­a de imprensa realizada ontem no Ministério da Saúde, a secretária de Estado dos Negócios Estrangeir­os e da Cooperação disse que Portugal pretende ajudar a estruturar melhor o sector da saúde em Angola.

“A intenção é avaliar o que já foi feito para se definir melhor os objectivos e multiplica­r resultados, para utilizar da melhor forma os recursos disponívei­s.”

Num encontro com o ministro da Saúde, Luís Gomes Sambo, ficou acordado dar mais espaço à cooperação entre Angola e Portugal, criar uma moldura institucio­nal mais firme e permitir que a sua monitoriza­ção, avaliação, acompanham­ento e fixação de objectivos sejam mais rigorosos para responder melhor às necessidad­es do país. As partes prometem reforçar a cooperação.

 ?? EDUARDO PEDRO ?? Secretária de Estado foi ontem às Finanças
EDUARDO PEDRO Secretária de Estado foi ontem às Finanças

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola