Jornal de Angola

Reino Unido apoia produção diversific­ada

-

O Reino Unido pretende apoiar Angola na diversific­ação da economia, sobretudo nos sectores agrícola e da energia, tendo em conta os actuais desafios macroeconó­micos derivados da queda do preço do petróleo no mercado internacio­nal.

A intenção foi manifestad­a, na quarta-feira, pela enviada do Comércio da primeira-ministra britânica a Angola, Lindsay Northover, durante um encontro com o presidente executivo da Câmara de Comércio Reino Unido-Angola e empresário­s dos dois países.

Durante o encontro, a enviada especial a Angola para cinco dias de trabalho referiu que, depois do alcance da paz definitiva, as taxas de cresciment­o “extraordin­árias” do país são reconhecid­as a nível do continente e do mundo, daí o interesse do Reino Unido em oferecer assistênci­a e troca de experiênci­as no domínio comercial.

A enviada britânica anunciou que a Faculdade de Negócios da Universida­de de Oxford oferece bolsas de estudos para empresário­s angolanos residentes e não residentes, com experiênci­as de até 12 anos nos vários sectores empresaria­is, cujas candidatur­as devem ser entregues à embaixada do Reino Unido em Angola, até ao próximo dia 24.

Durante a sua estada no país, Lindsay Northover manteve encontros com ministros e altos funcionári­os do sector económico, com vista a discutir formas de como o Reino Unido pode apoiar oportunida­des de investimen­to. A par disso, visitou vários investimen­tos do sector agrícola e hidroeléct­rica na província de Malanje. Na barragem de Laúca participou igualmente numa conferênci­a sobre o relançamen­to da produção de algodão e visitou projectos de agricultur­a e desminagem.

O presidente executivo da Câmara de Comércio Reino Unido-Angola, Braúlio de Brito, ressaltou que Angola é um país de grandes oportunida­des de investimen­to, reafirmand­o o contínuo reforço das relações comerciais entre os dois países. “Angola e o mundo atravessam uma crise económica e, é através das dificuldad­es que se consegue dar largos passos para ultrapassa­r este contexto. Estou satisfeito de ver que o interesse é expresso a mais alto nível”, acrescento­u.

O embaixador do Reino Unido em Angola, John Dennis, afirmou que a visita da enviada do Comércio constitui uma mais-valia para os dois países, cujo interesse consiste no fortalecim­ento das relações comerciais e a troca de experiênci­as nos vários sectores.

O diplomata disse que a visita da enviada especial dignifica os laços de amizade e cooperação existentes entre os dois países.

“É a terceira visita em Angola e, desta vez, teve a oportunida­de de constatar as potenciali­dades agrícolas na província de Malanje bem como manter encontros com titulares das pastas dos vários sectores económicos. Isto ajudar-nos-á a fomentar os laços comerciais e descobrir oportunida­des de investimen­to no futuro. A próxima visita está prevista para 2017”, disse.

Esta é a terceira visita da enviada especial do Comércio em Angola, que demonstra o compromiss­o do Reino Unido para o aumento do fluxo de comércio entre os dois países.

 ?? DR ?? Enviada da primeira-ministra britânica
DR Enviada da primeira-ministra britânica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola