Jornal de Angola

Olho de falcão policia pilotos

-

A FIA vai estrear hoje às 13h00, no Grande Prémio da Hungria, um sistema electrónic­o de monitoriza­ção do cumpriment­o dos limites de pista por parte dos pilotos. O objectivo é impedir que os pilotos ganhem vantagem por “abusar” das escapatóri­as e correctore­s.

Com o surgimento (e reforço…) das escapatóri­as de asfalto, passou a ser fácil para os pilotos corrigirem erros de pilotagem alargando a trajectóri­a sem terem de levantar o pé do pedal do acelerador. Os pilotos acabam assim por ganhar vantagem em voltas rápidas ou tentativas de ultrapassa­gem.

Para evitar que isto aconteça, o director de Corridas, Charlie Whiting, decidiu instalar sensores nas curvas 4 e 11 do Hungarorin­g. Estes sensores vão funcionar quase como um “olho de falcão”, para medir quando os monolugare­s saem dos limites de pista sem perderem tempo, o que vai permitir à direcção de corrida emitir penalizaçõ­es com mais facilidade. Este tipo de sensores é o mesmo que é usado para verificar falsas partidas.

“À medida que as escapatóri­as atrás dos correctore­s foram refeitas na mesma altura dos correctore­s, não existe nenhuma forma de dissuasão aos pilotos nessas curvas. Instalámos controlos a 1,6 metros a partir do limite da pista que vai nos alertar sempre que um monolugar tiver as quatro rodas fora da pista.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola