Jornal de Angola

Rosberg festeja contrato com domínio

-

Nico Rosberg deu ontem continuida­de a um fim-de-semana que para si tem sido perfeito, ao garantir a “pole position” do GP da Hungria que se realiza hoje às 13h00, em Hungarorin­g.

A Mercedes conseguiu também a segunda posição da grelha de partida, com Lewis Hamilton. Mas Rosberg foi o único piloto a conseguir rodar no segundo 19, numa qualificaç­ão em que a chuva deixou as suas marcas.

A segunda fila da grelha é ocupada pelos dois Red Bull, com Daniel Ricciardo a ganhar este duelo particular a Max Verstappen. Nos primeiros dez lugares da grelha destaca-se a presença de sete carros diferentes e a ausência de Kimmi Raikkonen.

Depois de uma manhã de forte sol no Hungarorin­g que deixou a temperatur­a da pista acima dos 50 graus, a qualificaç­ão começou logo por ser adiada (por duas vezes) devido a uma forte chuvada que caiu na região do circuito húngaro.

As condições da pista levaram a várias interrupçõ­es durante a Q1 com bandeiras vermelhas, quer pela chuva (mais uma vez) quer pelos acidentes de três pilotos. Marcus Ericsson despistou-se na curva 10 e o Sauber só parou nas barreiras, Felipe Massa bateu com força à saída da curva 4 (uma das que tem sensores nos corretores) e Rio Haryanto despistou-se também na curva 10.

O sol voltou a brilhar e a pista começou a secar já durante a Q2, mas Kimi Raikkonen não evitou a eliminação logo nessa ronda, onde Hamilton acabou por ser o último a classifica­r-se para a Q3.

No tira teimas, Rosberg celebrou a renovação com a Mercedes fazendo o melhor tempo de todo o fimde-semana de treinos livres e qualificaç­ão. “Foi muito entusiasma­nte… Consegui uma volta muito boa. Espectácul­o, estou muito contente”, afirmou o piloto alemão da Mercedes. E Lewis Hamilton não poupou críticas ao novo traçado do Hungarorin­g, depois de se ter despistado na segunda sessão de treinos livres de sexta-feira, na curva 11, quando fazia a sua quinta volta e os estragos no carro obrigaramn­o a abandonar a pista.

Os novos correctore­s foram o primeiro alvo das críticas do britânico: “Para ser honesto, não sei por que é que os colocaram ali. Estava bem como estava antes.”

“Acho que pus a roda traseira ligeiramen­te sobre aquela linha branca e toquei no corrector. São muito escorregad­ios”, afirmou Hamilton, citado pelo “crash.net”, criticando o traçado do circuito húngaro: “Colocam uma série de corretores em locais onde antes não havia, à entrada ou à saída da curva. E também não são correctore­s normais.”

“Em todo o caso, toquei nele e foi isso que me atirou para fora da pista. Oxalá amanhã (ontem) me corra melhor”, disse o piloto vencedor de quatro provas num circuito que “é o mesmo, mas que perdeu muito do seu carácter. É um tipo diferente de pista”, frisou.

Ainda em referência aos correctore­s do local onde se despistou, Hamilton apontou que “decidiram mudar” o que durante anos funcionou bem. “Apenas posso concluir que têm tanto dinheiro que precisam de gastá-lo. Se não, por que é que iriam gastá-lo?”, questionou.

 ?? AFP ?? Piloto alemão parte da primeira posição
AFP Piloto alemão parte da primeira posição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola