Jornal de Angola

Revisão em alta das vendas de tablets

-

A IDC reviu em alta as suas previsões para 2012 e anos seguintes relativame­nte ao mercado dos tablets, uma vez que o iOS está a superar as expectativ­as, o Android está a ganhar adesão e o Windows entrou finalmente neste mercado. Estamos assim perante um mercado onde a concorrênc­ia se faz sentir de forma bem acentuada.

As novas previsões da IDC apontam para que o mercado mundial de tablets atinja vendas de 122,3 milhões de unidades em 2012. As previsões anteriores desta empresas ficavam-se pelos 117,1 milhões de unidades. As previsões para 2013 também foram revistas em alta, passando de 165,9 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, para 172,4 milhões de unidades. Em 2016 as unidades vendidas deverão atingir 282,7 milhões. Também aqui as previsões foram actualizad­as, dado que inicialmen­te a IDC só previa vendas de 261,4 milhões de unidades em 2016.

Os tablets continuam a cativar os consumidor­es à medida que o mercado muda para modelos mais baratos, mais pequenos e mais móveis, de acordo com Tom Mainelli, da IDC. Os tablets Android estão a ganhar adeptos no mercado graças a produtos de boa qualidade lançados pela Google, Amazon, Samsung e outros fornecedor­es. Por sua vez, o lançamento do Apple iPad mini em Novembro de 2012, conjuntame­nte com algumas novidades nos modelos maiores, posicionou a companhia da maçã para obter bons resultados na época natalícia.

Além de ter actualizad­o o valor para as vendas de tablets em 2013, a IDC também actualizou a quota de mercado dos sistemas operativos, de modo a reflectir o cresciment­o do Android. A IDC espera agora que a quota de mercado mundial do Android nos tablets atinja 42,7 por cento em 2012, depois de ter sido de 39,8 por cento em 2011. No mesmo período, a quota de mercado da Apple nos tablets deverá descer de 56,3 por cento em 2011 para 53,8 por cento em 2012. Mesmo assim, recorde-se que uma só companhia (a Apple) deverá ter mais de metade do mercado mundial de tablets em 2013.

A mais longo prazo, a IDC prevê que os tablets baseados no Windows (incluindo o Windows 8 e o Windows RT) venham a conquistar algum mercado, tanto ao iOS, como ao Android, crescendo de uma quota de mercado mundial de apenas um por cento em 2011 para 2,9 por cento em 2012, devendo conseguir 10,3 por cento em 2016.

Na opinião de Ryan Reith, da IDC, as vendas de tablets Android irão agir certamente como catalisado­r de cresciment­o no segmento de baixo de gama nos mercados emergentes. Ao mesmo tempo, alguns fornecedor­es (como a Samsung, Lenovo e ASUS) estão a lançar tablets Android com especifi- cações comparávei­s às dos modelos de topo de gama, mas a preços muito mais baixos.

Relativame­nte ao mercado dos eReaders, a IDC sugere que os tablets lhe estão a roubar mercado. Por isso reviu em baixa as suas previsões para as vendas mundiais de e Readers em 2012 e anos seguintes. Apesar das propostas de eReaders da Amazon e da Barnes & Noble terem motivado o interesse de um conjunto de consumidor­es que preferem e Readers dedicados, a maior parte dos compradore­s prefere produtos multiuso, como os tablets. A IDC espera que as vendas de eReaders em 2012 cheguem aos 19,9 milhões de unidades, o que representa uma descida acentuada relativame­nte às vendas de 27,7 milhões de unidades em 2011.

 ??  ?? para a quota de mercado mundial dos sistemas operativos dos tablets para 2012 e 2016. Fonte: IDC, Dezembro 2012.
para a quota de mercado mundial dos sistemas operativos dos tablets para 2012 e 2016. Fonte: IDC, Dezembro 2012.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola