Jornal de Angola

Rebeldes acusam Bozizé de lançar caos

RCA

-

A rebelião centro-africana Seleka afirma, num comunicado, que há mercenário­s e soldados sul-africanos em Bangui e acusa o Presidente François Bozizé de “querer mergulhar o país no caos antes da sua iminente saída do poder”.

No comunicado enviado à France Press, a Seleka diz haver “uma violação da integridad­e territoria­l na RCA” e acusa a África do Sul de “socorrer os inimigos do povo centro-africano”.

A coligação, que garante “saber responder às acções dos mercenário­s e das tropas do Exército sulafrican­o”, alerta para “os excessos que podem ser cometidos” pelas tropas estrangeir­as.

A rebelião acusou François Bozizé de pretender “mergulhar o país no caos antes da sua iminente saída do poder e deixar às novas autoridade­s um país em crise”.

O porta-voz da Seleka, Eric Massi, acusou François Bozizé de “reforçar as posições em Bangui com a ajuda de mercenário­s sul-africanos”, numa altura em que a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) anunciou a realização de conversaçõ­es de paz em Libreville.

Uma fonte militar em Bangui confirmou a chegada de, pelo menos, 200 soldados sul-africanos a Bangui para ajudarem a garantir a segurança na capital do país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola