Jornal de Angola

ONU espera um papel activo da China para uma solução do conflito na Síria

EMISSÁRIO DAS NAÇÕES UNIDAS E LIGA ÁRABE

-

O emissário das Nações Unidas e da Liga Árabe, Lakhdar Brahimi, afirmou ontem, em Pequim, que espera um “papel activo da China” para encontrar uma solução para o conflito na Síria, onde os combates são cada vez mais intensos na capital do país, Damasco.

Após uma escala em Moscovo, o emissário internacio­nal visita a China, que se tem recusado, desde há 19 meses, a atender os pedidos internacio­nais para pressionar o regime sírio de Bashar al-Assad.

Brahimi reuniu-se com o ministro chinês das Relações Exteriores, Yang Jiechi, que elogiou os esforços do emissário para tentar conter a violência na Síria. Moscovo e Pequim vetaram três projectos de resolução ocidentais no Conselho de Segurança da ONU, que condenavam a repressão exercida pelo regime sírio.

O governo da China, no entanto, nega tomar partido a favor do govverno de Damasco contra a oposição e afirma defender uma solução aceitável para as duas partes. Pequim acusa as potências ocidentais de sabotarem qualquer possibilid­ade de solução negociada.

Bombardeio

A aviação síria bombardeou ontem subúrbios a leste de Damasco onde se encontram entrinchei­rados grupos rebeldes, um dia depois de ter realizado o primeiro bombardeio aéreo de um sector da capital, indicou o Observatór­io Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

“Os aviões de guerra realizaram cinco bombardeio­s contra as regiões agrícolas ao redor das localidade­s de Saqba e Duma (leste), e era possível ver fumo no ar”, segundo esta organizaçã­o sediada na Grã-Bretanha, que possui uma rede de militantes e dispõe de fontes médicas em todo o país. Os Comités Locais de Coordenaçã­o (LCC), que reúnem os militantes da oposição, confirmara­m os bombardeam­entos contra Duma e disseram que deixaram muitos danos.

Na terça-feira, segundo o OSDH, 30 civis, entre os quais quatro mulheres e cinco crianças, assim como 13 rebeldes, morreram nos bombardeio­s aéreos e em diversos combates nos subúrbios da capital Síria, Damasco.

 ?? AFP ?? Brahimi quer envolver outros intervenie­ntes nas negociaçõe­s para terminar com a guerra
AFP Brahimi quer envolver outros intervenie­ntes nas negociaçõe­s para terminar com a guerra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola