Folha 8

F.TCHIKONDO PROPÕE VIAGEM AO FUTURO EM “O GRANDE IMPÉRIO KASSITUR NA DINASTIA SEKELE”

Francisco Queiroz é o rosto por trás do pseudónimo do escritor F. Tchikondo, o autor apresentou a 22 de Dezembro no Museu da Moeda a sua segunda obra, intitulada “O Grande Império Kassitur na Dinastia Sekele”, um romance onde o autor remete o leitor a uma

-

Apesar de iniciante no mundo da ficção e do romance, o autor disse que procurou nas analogias do quotidiano a inspiração para levar o leitor até o futuro, num mundo onde as mulheres têm um papel prepondera­nte e há inúmeras mudanças nos fenómenos sociais.

“Procuro levar o leitor a reflectir como será o futuro de Angola, nos próximos 150 anos. Como poderemos chegar até esse destino e o que pode nos aguardar”, adiantou. O ministro da Cultura Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, enalteceu o contributo do autor à ficção angolana, um sector das letras ainda pouco explorado pelos criadores nacionais. “É de louvar, em especial por ser um membro do governo, que ainda tem tempo para escrever”. “O Grande Império Kassitur na Dinastia Sekele” é a segunda obra do autor com a chancela da União dos Escritores Angolanos. O prefácio da obra é do escritor Boaventura Cardoso, que a considera impactante e desafiante por espelhar a visão futurista que o autor tem de Angola no século XXII, partindo da actual realidade, acreditand­o na força incentivad­ora da utopia, como a concebera Thomas More, há cinco séculos. Antevê uma Angola altamente desenvolvi­da técnica e cientifica­mente, a par dos países mais desenvolvi­dos do mundo, com uma inovadora indústria quântica; comboios, carros e até seres humanos que se mantêm levitando no espaço por acção de supercondu­tores magnéticos; navios de levitação magnética; comunicaçã­o por telepatia. Segundo o prefaciado­r, vale a pena, pois, lê- la até ao fim, seguindo a narrativa por imaginária­s “autoestrad­as magnéticas”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola