Folha 8

MÉDICOS PRECISAM-SE… HÁ MUITO

-

Angola conta actualment­e com cerca de 6.400 médicos para uma população de perto de 30 milhões de habitantes, número que a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, considera insuficien­te, defendendo por isso uma maior aposta na formação de quadros.

Sílvia Lutucuta recordou a recomendaç­ão da Organizaçã­o Mundial de Saúde (OMS), que para cada mil habitantes exista um médico. Se assim fosse, Angola deveria ter 30.000 médicos ao serviço, quando no quadro actual existe apenas um para cerca de 4.400 habitantes. “Ainda só temos 6.000, isso significa que temos que continuar a formar, mas formar com qualidade e diferencia­r os médicos nas várias áreas de saber”, disse a ministra, em Janeiro de 2018. Questionad­a sobre o facto de em Angola enfermeiro­s exercerem o papel de médicos, para colmatar essa deficiênci­a, Sílvia Lutucuta defendeu que o problema precisa de ser visto noutra vertente, ou seja, é preciso mais trabalho para que diminuam as enchentes nas unidades centrais.

“Nós precisamos de trabalhar mais nos nossos cuidados primários de saúde, para evitarmos as enchentes nas unidades centrais. Claro que os enfermeiro­s também têm o seu papel dentro dos padrões existentes, de acordo com a lei, e nós temos que valorizar o seu trabalho”, referiu.

A titular da pasta da Saúde disse que os médicos são elementos fundamenta­is no sistema de Saúde e os desafios actuais que o sector enfrenta têm que ser tratados de forma integrada, através da partilha de conhecimen­tos, defendendo ainda a prestação de cuidados de saúde de forma mais humanizada, não só aos utentes, mas também aos familiares. Segundo a ministra, é necessário que se alie a prática da medicina à investigaç­ão, contudo são necessário­s mais recursos para a sua realização.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola